Clique na linha para acessar a publicação:
Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul
Síntese:
No dia 03 de junho de 2024 houve a celebração do Protocolo de Intenções entre a Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Rio Grande do Sul e os 05 (cinco) distritos de Rotary do Estado.
O Governador Assistente do Distrito 4680 e respectivamente Coordenador do Programa de Grupo de Companheirismo de Ações à Comunidade, ano rotário 2023/24, Marciano Barbieri (Porto Alegre Beira-Rio) que pertence a Comissão Multi-Distrital de Desastres (Distritos de Rotary do Rio Grande do Sul, Comissão de Desastres e Comissão de Repasses dos Recursos do Distrito 4680, na qualidade de Presidente da Comissão de Ética da Cruz Vermelha Estadual e Responsável pela Coordenação Logística das doações ao Estado promoveu a articulação e reuniu as autoridades nominadas para assinatura protocolar. A Ata elaborada pela COPRIAS destacou as similitudes entre as signatárias:
COPRIAS (Comissão de Relações Interinstitucionais e de Pessoas para Ações Sociais) – no campo das relações, visa aproximar pessoas e instituições para fins sociais;
CVRS (Cruz Vermelha do Estado do Rio Grande do Sul), hierarquicamente (com poderes exclusivos de gestão) e estatutariamente constituída para os fins previstos nas Convenções de Genebra das quais a República Federativa do Brasil é signatária e foi declarada de utilidade internacional como sociedade de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde;
GORGS (Grande Oriente do Rio Grande do Sul) potência maçônica com essência existencial positivadas nos preâmbulos das suas ritualísticas onde a doutrina se condensa toda no princípio do amor ao próximo; a moral mais pura funda-se sobre a primeira das virtudes: a solidariedade humana; cujos ensinamentos induzem a se dedicarem a felicidade de seus semelhantes cujo objetivo é o progresso da Maçonaria, como caráter da mais alta moralidade, da prática das virtudes, da liberdade, da igualdade e da fraternidade e difusão dos princípios da filosofia humanitária, sendo declarado de utilidade pública estadual conforme Ato de 14/05/1987 publicado no Diário Oficial de 18/05/1987;
ROTARY (Distritos do Rio Grande do Sul) de acordo com o Estatuto do Rotary Internacional, objetiva estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade; a aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos; a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.
Barbieri acrescentou que, ao findar do mês de maio/24 contabilizou 39 carretas de doações contendo 654,5 toneladas, passadas sob sua coordenação sendo, até o momento, destinadas para o Distrito 4680: 1 (uma) ao Governador Sidnei (Rotary de Pelotas) que distribuiu para os municípios solicitados em São Lourenço e Rio Grande; 1 (uma) para o Rotary Clube de Eldorado do Sul; 03 (três) recebidas e destinadas à Porto Alegre junto à Governadora Rosane M. Bortolini; 1 (uma) recebida e destinada para o Rotary Clube de Porto Alegre junto ao seu Presidente Lorenzo Kersting e 1 (uma) destinada ao Rotary Clube de São Jerônimo.
Barbieri afirma que a partir da assinatura protocolar entre as instituições através da articulação da COPRIAS (Comissão de Parcerias e Relações Interinstitucionais e de Pessoas para Ações Sociais) a qual é Presidente reforça e solidifica as relações entre cada indivíduo institucional demonstrando que as parcerias tendem a fechar lacunas existentes de modo que o objetivo fim, isto é, a sociedade em geral será beneficiada com a organização, logística e atendimento idôneo daquilo que é destinado ao Rio Grande do Sul. Entretanto, alertou quanto expectativas; “o conhecimento técnico e respaldado pela Cruz Vermelha do Estado do Rio Grande do Sul que neste ínterim teve a cooperação da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Comitê Intencional da Cruz Vermelha junto à Presidência da CVRS em comunicação estreita com a Defesa Civil, ONU e ACNUR, entre outras prevêem, no mínimo, 06 (seis) meses emergenciais distribuídos em saúde, higiene básica e limpeza, sendo muito cedo para quantificar o tempo de reconstrução”.
Conclama a todos os rotarianos e rotarianos que façam muitos pedidos de doações através da rede de contatos, isto porque, a logística está alinhada e pode receber grandes cargas, armazenar e encaminhar conforme critérios como: solicitações urgências, emergências, separação de cargas por entidades, entre outros. “É preciso que todos sejam multiplicadores, pois, nem tudo que pedem há e o que há, não é suficiente para todos”.
Ao final destacou a importância da relação construída em comum acordo objetivando planejamentos estratégicos presentes e futuros voltados à sociedade (Ações Humanitárias), isto é, ações contínuas em estreitas relações institucionais.
Estavam presentes: Ir. Celito Cristofoli, Grão-Mestre do GORGS; Ir. Marcus Vinicius Bortolotto, Grão-Mestre Adjunto do GORGS; Ir. Sérgio Granati, Venerável-Mestre da Loja “Conhecimento e Harmonia”; Sr. Ismael Pereira, Presidente da Cruz Vermelha/RS; Ir. Cesar Zavistanovicz, Governador de Rotary Internacional Distrito 4700; Sr. José Luiz Tomé Bornéo, Governador do Rotary Internacional Distrito 4680, representando ainda o Sr. Alex Backof, Governador do Distrito 4660 e o Sr. Feliciano Saucedo, Governador do Distrito 4780; Sr. Francisco Antônio Mondadori Valle, Governador Assistente do Rotary Internacional Distrito 4680; Ir. José Osvaldo Ramos Sayago, representando o Sr. Luís Gonzaga Gonçalves, Governador do Rotary Internacional Distrito 4670; Ir. Marciano Barbieri, Presidente da COPRIAS e Presidente da Comissão de Ética da Cruz Vermelha/RS e respectivamente Coordenador de Logística Humanitária da CVRS, Governador Assistente do Distrito 4680.
O Governador do Distrito 4680 José Luiz Thomé Bornéo, presente no Ato, destacou a importância do convênio, como forma de organizar a sociedade para o enfretamento de crises, não só ambientais como qualquer uma que a venha afetar em vultuosas dimensões. Tal convênio estabelece competências e proporciona caminhos determinados e organizados de forma a não tumultuar e nem engessar o processo de auxílio aos necessitados sendo desta forma uma ferramenta qualificada para agir e minimizar as ações emergenciais, haja vista no caso do nosso Distrito 4680, em particular que, de forma organizada já teve o recebimento e distribuição, somente por este caminho logístico aproximadamente 100 toneladas de produtos variados numa maneira ágil e eficiente.
“Sigamos promovendo esperança”