Marciano Barbieri, tendo como Patrono da Cadeira de n. 34 da ABROL-RGS (Academia Brasileira Rotária de Letras – Seção do Rio Grande do Sul), Antonio Augusto da Silva Fagundes, recebeu convite de familiar do Patrono para participar do 65º aniversário de fundação da Estância da Poesia Crioula e respectivo 64ª Rodeio de Poetas que ocorreu na cidade de Porto Alegre/RS.
Houve a presença de vários poetas e poetisas que foram congratulados durante a realização do evento. Importante destacar a presença da Artista Musical Marlene Pastro casada com o maestro alemão Alfred Hüsberg.
Além de sua magnífica apresentação, teceu fatos históricos passados junto ao homenageado “Nico Fagundes” bem como familiares. Com plena certeza foi uma apresentação magnífica pelo sentimento transmitido em canto. Cumpre destacar uma homenagem Especial realizada à Wilson Tubino que, juntamente com os familiares foram agraciados, no local. Cumpre destacar, também, a homenagem Especial realizada ao irmão de “Nico Fagundes”, Darcy Fagundes (in memoriam) com a entrega à representação da Medalha Vargas Neto, , isto pois, Darcy fora Sócio Fundador da Estância da Poesia Crioula. Após o recebimento das congratulações aos poetas e poetisas presentes, bem como a apresentação de Marlene houve a apresentação dos vídeos/mensagens de Ernesto Fagundes, Neto Fagundes e Bagre Fagundes em referência ao presente evento, passando-se a leitura do histórico do homenageado em forma temporal; Ao final, a entrega do Certificado e Medalha à representação de Antonio Augusto da Silva Fagundes que tornou-se, nesta data, o Patrono Espiritual da Estância da Poesia Crioula. Com o término do evento, o acadêmico Marciano Barbieri recebeu o livro Pajador e Decimista “Poemas em Décima Espinela” pelo autor Paulo de Freitas Mendonça, além de poder tecer breves comentários com a artista Marlene Pastro.