A Academia já constituída em 18 países teve início na República Federativa do Brasil com a instalação da ABROL – Nacional fundada em 23 de fevereiro de 2011 com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
No Estado do Rio Grande do Sul, em 20 de setembro de 2017 realizou-se a seção e respectiva Ata da Assembleia Geral Eleitoral da Criação e Aprovação do Estatuto das ABROL-RGS (Academia Brasileira Rotária de Letras, Cultura e Artes – Rio Grande do Sul), onde após a nomeação do Presidente, este por sua vez, nomeou o senhor Marciano Barbieri como Secretário da seção. Imediatamente realizada a eleição resultou na constituição dos membros da diretoria para o quinquênio 2017/2022 sendo o Sr. Marciano Barbieri eleito na função de Diretor-Secretário. Após extensivo trabalho para a composição da Academia, em 17 de setembro de 2021 a Academia foi registrada no Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas em Porto Alegre/RS. Na data de 19 de novembro de 2021 foi instalada a ABROL-RGS. Antes disto, no decorrer dos trabalhos, pelos membros já constituintes o Sr. Marciano Barbieri contendo as qualificações estatutárias e pelos relevantes serviços prestados foi aprovado para ocupar a cadeira de n. 34. Uma das atribuições dos acadêmicos era pontual, isto é, na condição de membros do Rotary, a todos oportunizado no formato de homenagem (in memorian) eternizar o Patrono de sua respectiva cadeira. Entre idas e vindas, Marciano Barbieri que prestou serviço militar no Alegrete/RS por aproximados 07 (sete) anos; casado com Rosemeri de Moraes Xarão natural do Alegrete/RS, e por relações familiares visualizou a possibilidade de homenagear Antonio Augusto da Silva Fagundes (Nico Fagundes) que, prestou relevante história para o Estado do Rio Grande do Sul e que pertenceu ao Rotary. Por fim, devidamente autorizado na Instalação da ABROL-RGS, restou o Sr. Marciano Barbieri como acadêmico da cadeira n. 34 e o Patrono Imortalizado da Cadeira, Antonio Augusto da Silva Fagundes – Nico Fagundes. A Instalação da ABROL-RGS teve como responsável pelo Protocolo, o Sr. Marciano Barbieri que preparou toda a apresentação do evento sob os auspícios da Direção. Imediatamente deu-se início ao evento virtual que teve a participação de brasileiros e membros do Rotary de países vizinhos com alguns momentos muitíssimos especiais para o nosso Estado:
- Por ordem protocolar, primeiramente foi entoado o Hino Nacional;
- Em seguida, por se tratar do dia da bandeira, foi apresentado o Hino à Bandeira do Brasil;
- Também por ordem protocolar foi apresentando o Hino Rotário, com arranjo elaborado pelo Cantor Beto Sampayo do Grupo Fandangaço e sua respectiva mensagem aos Rotarianos;
- Imediatamente ocorreu a composição da mesa de honra para presidir o evento, restando nominado o Sr. Marciano Barbieri como Protocolo.
- Convidou-se o Presidente da ABROL-RGS para saudar os presentes que, imediatamente convidou o nobre Confrade Presidente da ABROL Nacional para a formalização da Instalação.
- O Presidente da ABROL Nacional “toca” o sino rotário e empossa o Presidente da ABROL –RGS que imediatamente convidou o Governador do Rotary do Distrito 4680 para manifestar-se em nome dos 05 (cinco) distritos de Rotary do nosso Estado.
- Com o término, foi apresentado a todos um vídeo onde a Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul congratulou a ABROL-RGS.
- Em seguida fizeram o uso da palavra, respectivamente o Presidente de Honra da ABROL Nacional e o Decano do Colégio de Governadores;
- Por conseguinte, houve a mensagem elaborada pelo Protocolo, em homenagem a todas as famílias e respectivos rotarianos (in memorian) que foram agraciados como Patronos.
- A mensagem, inspirada na Letra da canção origens dos Fagundes que nos leva ao mais profundo sentimento de respeito àqueles que em nossa memória permanecem como exemplos a serem seguidos. São espelhos de sabedoria, dedicação, inspiração e, acima de tudo, mostram-nos como sermos verdadeiros obreiros na labuta em prol de nossos semelhantes. Logo, ao atentarmos para as sábias palavras da canção que enaltece e sempre emociona o nosso povo rio-grandense, canção que nos espelha a também “Campear” um Rastro de Glória, a Desenhar a Pátria e Fronteira; Que nos espelha a também podermos jamais morrer se construirmos com amor o nosso Rio Grande, o nosso Lar. E, também nos espelha a sempre poderemos recorrer as nossas origens; “família”. Com a mensagem foi oferecido o vídeo da canção origens, devidamente autorizado ao Diretor-Secretário, por familiar e pela Orquestra de Câmara da ULBRA, cujo arranjo outrora apresentado.
- Após a mensagem e o vídeo, foram apresentados os Patronos Imortalizados e respectivos nobres Confrades/Acadêmicos.
- Terminada a apresentação, o Vice-presidente da ABROL-RGS pronunciou as palavras de Juramento sendo repetido por todos ao final, “Eu prometo”.
- Concluído, o Presidente da ABROL Nacional fez o uso da palavra para as considerações finais, seguido também das considerações finais do representante da Academia Brasileira Rotária de Letras – Seção do Rio de Janeiro/RJ e de São Paulo/SP.
- Ao final, o Presidente da ABROL-RGS fez o uso da palavra, suas considerações finais e declarou encerrada a Instalação.